sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Faceiro? Ainda não!






     Foi o primeiro obstáculo de uma longa jornada e o Grêmio o superou sem dificuldades. Em competições como a Libertadores a supremacia em seus domínios lhe dá segurança para arriscar mais lquando se atua longe de casa. Os bolivianos, base da seleção nacional, mostraram que na competição poucos times são realmente frágeis, portanto muito respeito sempre. Renato anunciou com 48h de antecedência que iria para cima do Oriente, esqueceu de armar seu time para tal. 
     Dez minutos de jogo foram necessários para perceber que o tal esquema faceiro não iria funcionar. Os piriquitos tocavam a bola no meio sem encontrar resistência. Carlos Alberto não compôs o losango e toda hora era visto afunilando o jogo pela esquerda. Nossos laterais, os dois com características ofensivas, pouco avançavam pois não havia cobertura e quando o faziam, abriam muito espaço na defesa. Paulão, criticado por alguns torcedores, teve sua atuação prejudicada por encontrar a todo momento jogadores livre no seu lado do campo. Tendo sempre que correr atrás da bola o tricolor pouco conseguiu atacar e o pênalti já no final foi um alento para 45 minutos preocupantes. A simples fixação de Lúcio ao lado do impecável Rochemback devolveu um pouco, eu disse um pouco, de equilíbrio ao time. Carlos Alberto pôde se aproximar mais da área e de Douglas, melhorando assim seu futebol. Os laterais tiveram mais segurança para atacar, cresceram ambos. A diferença entre os times escancarou-se e a vitória veio ao natural. 
     Sempre vi o Grêmio fazer suas melhores partidas quando consegue literalmente amassar os adversários e ontem não foi assim que o triunfo foi alcançado. Me sinto mais seguro vendo o time jogar dessa maneira. A entrada de Adílson, ou outro volante, recuando o LATERAL Lúcio para a sua posição de origem resolveria várias destas questões. O termo que eu estava procurando para descrever tudo isso me veio em mente agora, imposição física. Não perderíamos a ultrapassagem pelo lado esquerdo. Os dois laterais poderiam até, em determinados momentos, avançar simultaneamente, pois teriam a ajuda dos volantes. Ao contrário de muitos torcedores, fiquei com a impressão de que Borges e André Lima podem sim jogar juntos. Abriram bons espaços para a infiltração dos meias. André não jogou tão bem, mas não atribuo isso à entrada do outro centro-avante.
     Não quero que digam que dediquei um post inteiro para criticar o time após uma expressiva vitória de 3 a 0. É esse o momento de apontar falhas. Penso que estamos no caminho certo. Tanto que apenas com uma mudança resolveríamos as questões anteriormente citadas. Temos vários bons jogadores para diversas posições e um senhor técnico, que ao contrário de outros por aí, não tem medo de arriscar. A torcida compareceu em bom número, foi maravilhosa e empolgante. Nesse ambiente favorável e na batida do bumbo dos geraldinos, faceirisse é o que ao final vai estar estampado em nossas faces.

2 comentários:

  1. Infelizmente não tenho opinião a dar sobre o jogo, pois por infortúnio não pude acompanhá-lo.
    Mas uma vitória expressiva de 3 x 0, é antes de qualquer crítica um passo adiante em busca do sonhado título.
    Quanto ao Carlos Alberto acredito no futebol que ele tem e estando em um time como o Grêmio poderá mostrar e aos poucos retornar ao bom futebol o qual foi destaque na conquista da Champions League quando atuava pelo Porto.
    Espero que esse ano e com o Renato o volante Rochemback possa mostrar também a categoria que o revelou para o mundo e o levando a um time de destaque como o Barcelona, qualidade técnica há, precisa de oportunidade.
    Mesmo nã osabendo o que seria pior: um torcedor do Boca ou um torcedor do Tricolor Gaúcho comemorando a chegada ao topo da América (hahaha!!!). Torço pelo bom e velho futebol brasileiro,que com essa vitória, como anteriormente falado, foi um grande e fundamental passo.
    Parabéns Zeppelota pelo post e pelas frases de efeito ao final da narrativa!!
    Abraçoss!!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha......grinnnnngo. Ta convidado a escrever um post direto das notícias mais frescas do futebol europeu!

    ResponderExcluir