quinta-feira, 17 de março de 2011

Opinião Nada Imparcial, e com Orgulho!


     Está selado o acordo entre o Grêmio e a Rede Globo de Televisão. Mãos apertadas e sorrisos de satisfação ao anúncio da parceria. Mesmo que Paulo Odone e Antônio Vicente Martins tentem argumentar a favor da decisão, eu não consigo vê-la como benéfica para o clube. Sou leigo no assunto, não estou por dentro dos bastidores, não tenho informações sigilosas para dividir com os leitores. Transmito somente minha opinião. Opinião de torcedor, de quem não tem ambições políticas, isenta de vaidade. A tão deprezada opinião apaixonada. Só que li em um bom artigo de um torcedor cujo falho em não recordar o nome, que é justamente a paixão que faz a marca do Grêmio ser diferenciada.
     O vice-presidente de futebol me explicou através do seu twitter que a vantagem da Globo era o alcançe da transmissão e a sua superior audiência. Ótimo, é o nome do time exposto em todo território nacional e a camiseta vista por um número maior de expectadores. Verdade também que quase a totalidade dos jogos transmitidos terão Flamengo e Corinthians como adversários. A marca do Grêmio realmente crescerá, a dos outros dois se agigantará. Como sou torcedor de fora do Rio Grande fico à vontade em afirmar, o Grêmio não é um time nacional, é regionalizado. Sobrevive das suas raízes, do jeito peculiar do gaúcho de jogar e torcer. Da exigente e chata imprensa local, da rivalidade, dos seus sócios. Quem não nasceu no Sul torce pro Grêmio justamente por se identificar com tudo isso. Não precisa de divulgação, a imortalidade o projeta.
     Paulo Odone deu ontem entrevista coletiva divulgando os valores da negociação. Grande, triplicamos nossa renda. Daqui há alguns anos não haverá a necessidade de anteciparmos renda. Daqui há alguns anos, não na sua gestão né senhor? .O dinheiro da Globo no momento é bem vindo, sem precisar se endividar ainda mais com o Clube dos 13. O credor agora é outro. Parece fácil constatar que nesta matemática não é a soma o fator aplicado, e sim a multiplicação. O triplo do nosso rendimento, fica longe quando comparado aos do chamado Grupo 1. A diferença aumentará sempre de maneira exponencial. Poderia ainda discorrer que me preocupa um certo desejo de reconhecimento e grandiosidade do nosso presidente, que temos compromisso moral em apoiar Fábio Koff, pessoa que se sacrificou demais pelo bem do clube, ou que estranha se posicionar ao lado da CBF em quaquer discussão, me alongaria demais.
      Percebe-se que não tive a intenção e nem necessidade de expôr números, cifras, artigos e mídias. Seria apenas copiar tudo que li por aí e ajudou a embasar minha opinião. A questão a ser analisada através de toda essa confusão é o reconhecimento. Entristece ver ruir a possibilidade de amenizar essa concentração de renda futebolística. Aproveitar que teríamos grandes aliados como São Paulo, Atlético-MG e um senhor gremista à frente da negociação. Somar forças com o co-irmão e lutar juntos por um objetivo comum. Simplesmente não enxergo meu time menor do que Vasco, Santos, Palmeiras. Aliás pra mim, não somos inferiores a instituição alguma. Quer saber de uma coisa, que apaixonado pela marca que nada, sou é louco pelo Grêmio Foot-Ball PortoAlegrense.

7 comentários:

  1. Buenas meu caro Tobias,

    Como tu deves te lembrar, pertenço ao outro extremo desta rivalidade, mas eis que o assunto nos diz respeito a todos.
    Não pode existir vantagem em uma negociação individual ante a possibilidade de uma negociação coletiva. Romper com o clube dos 13 era estratégia razoável para Flamengo e Corínthians, mas não para os demais, que perderam (ou perderão) alguns milhões nesta negociata. Isso tudo fortalece Globo e CBF, que vêem seu maior opositor enfraquecido e possivelmente extinto em um futuro próximo. Vale lembrar ainda que todas as categorias se fazem representar por entidades de classe, sindicatos, ordens, etc., não a toa, mas porque a união não faz somente açúcar, acrescenta poder de barganha à qualquer negociação.

    Pra encerrar, Flamengo e Corínthians perpetuam a "lei Tostines", lembra? Vende mais porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque vende mais?
    Adaptando: Aparece mais porque tem mais torcida e sempre terá mais torcida porque aparece mais.

    Abração e boa sorte com o blog, ainda que a temática não ajude hehehe!

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe...Grande Dieguito, prazer ter a honra de sua opinião. Mesmo que exaltando minha paixão pelo meu clube, não deixo de expor minha opinião com sinceridade. Acho q essa é a essência do texto.
    Gostei da "lei Tostines". Infelizmente exemplos em outros países mostram que é esse o caminho.
    Já to seguindo teu blog tb e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Tobias,
    bom texto, concordo contigo...
    fizeram cagada e se atravessaram, era pra ser
    um dos ultimos a fechar algo, deixar ver o que acontece com os outros, que cifras foram conseguidas, e PEDIR PELO TOPO, somos o time numero 1 do Brasil pela CBF, nada mais justo ganhar o teto contratual.
    Abra�o!

    ResponderExcluir
  4. Bom post Tobias.
    Em relação a esse assunto não sei direito o que opinar, pq na imprensa cada momento sai uma informação diferente. até agora só o gremio revelou o valor acordado. prefiro esperar que tudo acabe para formar uma opinião mais adequada.
    Como sou flamenguista não acredito que vá mudar muita coisa pro meu time, pois 75% dos jogos do Flamengo passam na globo, via parabólica. Só espero que o meu clube revele, quando fechar com alguém, os valores acertados. Espero tbm que a Record não se omita e informe os valores oferecidos a cada clube que fechar com a Globo.
    Só uma coisa que tenho que discordar contigo, o Flamengo e os gambás ganham mais pq dão mais ibope, não tem o que discutir isso. mais ibope mais dinheiro pra emissora.
    só espero que realmente os clubes ganhem mais com isso. pq o vice, os choroes e os flores cada vez mais fortes, significa o meu Mengão cada vez mais fortes.

    ResponderExcluir
  5. Concordo que o Flamengo tenha q ganhar mais, só acho a diferença muito grande para o que os clubes realmente significam.

    ResponderExcluir
  6. Nem vou me alongar muito no meu comentário.
    Só acho que Corinthians e Flamengo representam
    uma farsa ideológica, embasada na maioria
    de torcedores (que merecem respeito enquanto seres humanos), como se fosse algum tipo de
    dinastia futebolística. Algo simplesmente ecroque. E se o que eu entendi é que o Grêmio está querendo ser parceiro dessa farsa ideológica, reprovo peremptoriamente.

    ResponderExcluir