quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma Boa Idéia?

     Estive aqui pensando, mesmo que possa ser absurdo trocar de esquema no momento, concluí que o 3-5-2 pode ser uma boa opção para Renato armar o time do Grêmio. Vejamos:
     O plantel possui zagueiros jovens, de qualidade e velocidade, e que fazem muito bem a lateral do campo: Mário Fernandes, Neuton e Saimon. Encaixariam perfeitamente na função de stoppers, nomenclatura usada pelo treinador Tite para definir os zagueiros que compõem o lado do campo. Na posição de líbero, zagueiros de habilidade, com boa saída de jogo e com característica de volante, Rodolfo e Vílson. Desempenhariam função semelhante à de Edmílson na Seleção Brasileira da Copa de 2002. Engraçado como o futebol de Vílson parece com o do zagueiro campeão mundial. Vejo aqui uma importante oportunidade de resolver o preocupante defeito da bola aérea. Os zagueiros poderiam ainda realizar ultrapassagens e surpreender os adversários. Ganharia-se força pelos lados.
     Para as duas primeiras funções do meio dispõe-se de quatro volantes versáteis, com boa chegada a frente: Rockembach, Adílson, Fernando e Willian Magrão. Aqui, não temo a possibilidade de cometer um erro comum quando usado tal esquema, transformá-lo em um 5-3-2. Os laterais tricolores sabem bem preencher o meio-campo. Lúcio já atua dessa maneira e Gabriel tem qualidade para tanto. Portaluppi já admitiu usar o lateral-direito como espelho de Lúcio. Gílson e Maylson seus reservas. Claramente menor qualidade, porém sem perder muito as características do típico ala. A armação principal ficaria a cargo de Douglas ou Carlos Alberto, com óbvia preferência ao primeiro. O ataque não mudaria em qualquer formação.
     Renato disse que não morre de carinhos pelo 3-5-2. Também não é meu preferido. Todavia aprendi que bons técnicos montam suas equipes a partir das características que o grupo lhe oferece. Valorizo o devaneio em uma noite em que o sono tardou a chegar, é nestes momentos que as boas idéias se fazem presente.

2 comentários:

  1. já tá virando blog do gremio.

    ResponderExcluir
  2. Em apertada síntese, penso que esquemas 4-4-2, 3-5-2, losângulo, quadrado, triângulo, são variações que podem acontecer dentro de determinadas situações do mesmo jogo. O Renato vem demonstrando que gosta de fazer substituições arrojadas quando o mtime não vai bem no decorrer da partida. Então, quanto a isso acredito que ele não será conservador na formação quando as coisas não sairem como esperado.

    Noutro passo, o jogo de ontem, ainda que contra o frágil Inter de Santa Maria (por 3 vezes 3º colocado do Gauchão, na história), demonstrou a organização e a solidez tática do Grêmio de Renato Gaúcho. O time tocou a bola e os gols vieram ao natural. Registre-se, 6x0. Douglas (de penâlti), Mário Fernandes (em ótimo avanço pela ala), Viçosa (mostrando que tem potencial), Rafa Marquez (de cabeça), e Leandro (duas vezes, apontando como promissora revelação). Ademais, Marcelo Grohe mostra que pode substituir bem o Victor (pegou penâlti inclusive), Gilson (apesar de não ser nenhum Sorin ou algo parecido) mostrou que não é tão ferida assim, Escudero tem qualidade com a bola no pé, e Vinícius Pacheco entrou bem, mostrando que é uma opção a ser considerada dentro do esquema.

    ResponderExcluir