sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sorte de Campeão!

  
   Dizem que vitórias podem camuflar certos desajustes cometidos. Se o contrário é verdadeiro, achamos o ponto positivo no revés de ontem. A derrota escancarou erros que vêm se repetindo. Não vou falar do mau posicionamento na bola aérea adversária, não quero destacar o número excessivo de passes errados e não pretendo rediscutir os generosos espaços que os laterais entregam ao adversário. Esses estão no grupo dos "erros normais", ou seja, fazem parte de qualquer partida, variam. Um dia o seu time, logo ali o outro. Minha opinião é que o equívoco seja de um âmbito maior, conceitual, mais preocupante talvez.
     Afirmam que na  impossibilidade de contar com Lúcio, Renato escalou mais uma vez Carlos Alberto como meio-campo. Inverdade. Foi Adílson o substituto do meia-lateral. O treinador já declarou que a escalação do Alemão no ano passado era uma improvisação. Havia uma carência para a posição e que Carlos Alberto chegara para assumir aquela função. Que não funcionou todos viram, Renato viu, a substituição foi a prova. Pior, Adilson jogou deslocado. Gilson teve que fazer sozinho o que tem dificuldade de realizar com a ajuda de um exército. Resultado, empate e pressão. O Santo tentou desfazer o erro colocando Bruno Collaço na esquerda e reposicionando Adílson. Melhorou, obviamente. A Avenida dos Ílsons fora bloqueada. 
     O prejuízo na troca é que Bruno está muito longe tecnicamente de Lúcio. No momento de atacar, as jogadas não fluiam com a mesma naturalidade por aquela faixa. O Grêmio tinha a posse da bola, não tinha contundência. O gol da virada foi imerecido, jogávamos com superioridade. Mas sabe como é, Libertadores, longe do Olímpico, arbitragem caseira, conhecemos bem tudo isso, perdemos o jogo. Sem desespero, tudo dentro da normalidade. Entretanto Renato tem que mostrar que aprendeu a lição. Tá faltando o plano B. Outro esquema efetivo quando não temos esse jogador veloz no meio. Com a volta do Lúcio o meio-campo está definido. É o mesmo que nos encantou no ano passado. Ao invés de arrumar o meio, Carlos Alberto pode ter chego para resolver o ataque? Não se pode opinar, ainda não foi testado, mas o jogo ratificou que no centro não funciona.
     Devo admitir, se começei o post preocupado, terminei feliz. Ao ler que fomos covardemente apedrejados e os estilhaços não machucaram nosso treinador, ao constatar que os erros ficaram tão claros, que as soluções naturalmente apareçeram, não tem como não afirmar, esse Renato é mesmo um sujeito de sorte!
     

3 comentários:

  1. Confio no Renato. Sempre falei que queria que viesse para o Grêmio o quanto antes, em razão da identificação vitoriosa que tem com o time. Agora, com ele no comando, aprovo quando não demora para fazer as substituições. Quando o time não vai bem, ele percebe e usa o que tem à disposição sem titubear.

    A derrota ensina. Conforme minhas crenças quanto ao Renato Gaúcho, acredito que ele irá adequar melhor o time para os próximos jogos da Libertadores. Até porque acho difícil o Grêmio ter outra partida tão difícil como a de ontem, pelo menos nesta fase de grupos.

    Todos sabem que o plantel do Grêmio não é dos mais qualificados do Brasil. As vitórias terão de vir com a superação e a efetivação do histórico de imortalidade que sempre revestiu as façanhas do tricolor gaúcho.

    Penso que ontem o time não foi tão mal. Gosto do padrão de jogo de toques rápidos, o qual caracteriza a equipe. Gosto mais ainda quando o Douglas corre. O Lúcio fez falta, uma vez que tem demonstrado habilidade e velocidade fazendo a ligação do meio para o ataque. Em relação ao Carlos Alberto, penso que ele será melhor jogando no ataque como segundo atacante. Vai acontecer isso, o Renato é inteligente. De qualquer sorte, é bom utilizá-lo em posições diferentes, como curinga.

    Em arremate, seria imprudente ao apostar no Grêmio como campeão da Libertadores ou do Gaúcho. Todavia, estou convicto de que a equipe está consolidando um bom padrão de jogo. Dá-lhe Grêmio.

    ResponderExcluir
  2. hahahaha.....não precisa nem de assinatura, esse comentário é do Ziraldo. Ta voando!

    ResponderExcluir
  3. Estive um pouco ausente, por motivos tecnicos!
    Agora tudo resolvido, estou de volta!!
    Zappelota como de costume desenvolvendo suas narrativas com frases de efeito, dando assim aos leitores uma visao contundente, explicativa e quica um sentimento voraz à espera do proximo post!
    Coisa linda!!
    Abracoss!!!

    ResponderExcluir