quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Foi Dada a Largada!


     Disputa, entrega, carrinho, pressão, habilidade. Começa a ganhar corpo a Copa Libertadores 2011.Objeto de desejo e competição prioritária do calendário nacional, a LA11 deve ratificar a hegemonia do futebol brasileiro no continente. Após a inesperada eliminação do Corintnians logo na primeira fase e estréias sem brilho de Fluminense e Santos, nada digno de preocupação, os outros três times completam essa semana suas partidas de estréia. Favoritos ao título, torna-se pertinente fazer uma análise dos nossos clubes, virtudes, defeitos e quem larga na frente na conquista da bela taça que lhes exponho.

CRUZEIRO - O time mineiro surpreendentemente enfraqueceu o seu elenco em comparação à temporada anterior. A inexplicável venda de Jonathan para o Santos, além de reforçar, e que reforço, um adversário direto, abriu um vazio na lateral-direira. Cuca se viu obrigado a recuar o excelente Henrique para compor o quarteto defensivo. As vindas de André Dias e Leandro Guerreiro mão me parecem acrescentar muito. Alías, o time vem jogando apenas com o volante na frente da zaga, quatro meio-campistas de chegada e Wellington Paulista no ataque. No clássico local, mostrou-se frágil defensivamente. Com a estréia do zagueiro uruguaio Victorino, de ótima participação como lateral no Mundial 2010, o técnico pode restabelecer sua linha de volantes. Claro, Montillo é o diferencial e pode repetir o último torneio, quando carregou a Universidad de Chile às semi-finais.

FLUMINENSE - Um time forte, um bom elenco e um treinador experiente. O Tricolor das Laranjeiras, atual campeão brasileiro, entra forte pensando em igualar o ano de 2008. Tudo para ser considerado um dos favoritos, porém uma questão intrigante coloca em dúvida o sucesso do time. Atuando no 4-4-2 clássico com um quadrado no meio e fugindo das características dos times do técnico Muricy Ramalho, a equipe vem apresentando sérios problemas defensivos. Curioso, que o Flu teve a melhor defesa do último Brasileirão. Parece que Muricy sempre demora um pouco pra acertar seus times, o que pode explicar o fato de um técnico tão competente ainda não ter este título (aliás, competições do primeiro semestre não?). Somando-se a isso, o grupo dos cariocas é o mais disputado da competição, com os perigosos portenhos do Argentino Jrs, os raçudos uruguaios do Nacional e os habilidosos mexicanos do rico América. O empate em casa com os argentinos, deu uma mostra da pedreira que aguarda o tricolor. Se classificar, não deve ser com muitos pontos, o que indica pedreiras já no começo da fase eliminatória. Entretanto, uma boa campanha contra fortes equipes, pode embalar o clube e fazer com que a linda camiseta apresente uma estrela inédita no próximo ano.

GRÊMIO - Apoiado na mística da sua tradição copeira e na esperança do comando do seu maior ídolo, a torcida do imortal tricolor sonha em ver esta bela taça voltar para um lugar onde ela cai tão bem. Após um último semestre valioso no ano anterior, o Grêmio começa a temporada misturando momentos de esperança e preocupação. Com a perda e a não reposição de Jonas e Fábio Santos, a equipe perdeu um pouco da mecânica que tão certo deu no último ano. As jogadas pela esquerda, com a ultrapassagem do Lúcio, já não aconteçem com tanta frequência e naturalidade. O ataque perdeu demais em qualidade e a torcida torce para que Borges tenha a sequência que ainda não conseguiu. Porém o técnico Saint Renato Portaluppi já mostrou que tem muita capacidade de formar boas equipes, além de qualidade notória no comando do vetsiário e na motivação dos seus jogadores. O Tricolor dos Pampas sempre realiza boas campanhas, e com o apoio da sua fanática e enlouquecida torcida, pode pintar novamente a América de azul, preto e branco.

VERMELHINHOS - A macacada da Beira-Rio entra como detentora do título da Libertadores. Querem apagar o vexame contra o Mazembe Imortal conquistando o tri da América. Desde a saída de Sandro e Taison, o time perdeu encorpamente e velocidade de chegada ao ataque. Apresenta qualidade e capacidade para reter a bola, porém não consegue agredir o adversário. Celso #nuncamaisnomeutime Roth comprova a falta de habilidade em sustentar bons e longos trabalhos. Deu sorte em chegar no final da competição com o time precisando de apoio e rápida mobilização, aí sim sua especialidade. Claro, com o enriquecimento como instituição nos últimos anos, "eles" possuem um elenco superior. Kléber, Tinga, D´alessandro, Guiñazu, Leandro Damião formam um time competitivo. A chegada dos argentinos Cavenagui e Bolatti acrescenta e mostra poder aquisitivo. Tá, todo mundo sabe que os coloridos são fortes e podem, mas não vão, ganhar a competição, só que não to afim de ficar elogiando muito.

SANTOS - Seguindo fielmente a letra do seu hino, o Santos vem dando a bola no futebol brasileiro. Dirigido por um bom técnico, inteligente e com experiência vencedora na Libertadores como jogador, o time do Rei larga na frente em busca da glória. Adilson Batista possui jogadores versáteis e de qualidade técnica invejável e ele gosta de trabalhar assim. Neymar, Elano, Ganso são diferenciados. Arouca, , Léo, Jonathan, Possebon (que volante!), Diogo, possibilitam ao técnico formar o time de diferentes maneiras. Sem falar em Keyrrison, Maycon Leite, Zé Love, que se alternam na titularidade sem perda de efetividade. Curioso que justamente tal possibilidade de variação, pode ser a pedra no calcanhar do time. Adilson costuma dizer que gosta de armar seus times de acordo com o adversário e essa filosofia já fez com que ele tivesse fracasso em outros trabalhos. Temos aqui um exemplo recente, ontem contra o Deportivo Táchira na Venezuela, ele entrou com três volantes e Elano na armação, claramente não é assim que o Santos joga. Portanto se o técnico não quiser reeditar seu apelido de Professor Pardal e Pelé resolver se fazer ausente nos momentos importantes, o Santos finalmente pode reeditar noites de sonho na Vila Belmiro.

     Façam suas apostas, acham que alguém pode tirar este título do Brasil? A Copa vai começar!



8 comentários:

  1. Primeiramente, após o novo acordo ortográfico realizado entre os países que adotam a língua portuguesa, estreia não tem mais acento. Segundamente, achei infeliz o tom pejorativo dado ao time do Colorado, comparando-os como símios beirarrienses. Poderás sofrer retaliações e quiçá ser processado. De qualquer forma, posso promover sua defesa a preços módicos. Aceito permutas.
    Grande abraço,

    Thomas Pasquale.

    ResponderExcluir
  2. Explicações: após meu adentro no curso de medicina, fiquei um pouco afastado do novo acordo ortográfico, procurarei melhorar e aceito correções sem objeções.Quem sabe tu podes corrigir sempre meus textos Márcio, hehehe.
    Sobre os rubros-símios, os próprios se chamam assim, portanto não vejo problema algum em se referir aos mesmos por esse adjetivo.
    Quero deixar claro que todos sabem que sou gremista dos mais fanáticos e por mais que algumas vezes use de artifícios provocativos ou de exaltações ao meu clube,quero sempre expor minha opinião com sensatez e imparcialidade.

    ResponderExcluir
  3. Bom post. Só não achei melhor pois se tens um blog de futebol que pretende ser imparcial, deve respeitar todos os clubes da mesma forma, mesmo escrevendo do maior rival do teu time. sei que é difícil, mas vale tentar. o blog ficará melhor. E O POST SOBRE O RONALDO? Alex

    ResponderExcluir
  4. esqueci de dizer que acho que o título fica em terras brasileiras. mas não aposto em ninguém especificamente. Alex

    ResponderExcluir
  5. Quero reforçar. Acho q minha opinião foi imparcial. Opinei sobre os defeitos e virtudes dos vermehos. Sempre vou elogiar qualquer time Brasileiro que mereça tal, mesmo que seja o meu maior rival. Foi só para dar um ar engraçado ao texto.
    O post sobre o Ronaldo, vou abrir espaço pro Joma fazer. Se quiserem escrever algo tb, só me mandar o texto. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Para eu fazer? Sobre o Ronaldo? Nunca gostei do futebol dele...kkkkkkkk
    Só pra lembrar, a venda do Jonathan para o Santos realmente não tem explicação, mas a atuação do lateral Pablo no último clássico me encheu os olhos...olho nele!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de tendencionista, boa análisa dos times tupiniquins!
    Poderias fazer também a respeito da Champions League - começou a fase mata-mata - De olho no Tottenham!

    ResponderExcluir
  8. Tendenciosa? Não ví nada disso no texto, hehehe.

    Bia vai fundo e não liga para os críticos, pois eles sempre vão estar te fiscalizando.

    Abraço.

    ResponderExcluir